O Rio de Janeiro recebe no mês de maio a 2º Edição do Festival Internacional de Circo, evento que já é considerado o maior de seu gênero em todo o mundo e que reunirá mais de 300 artistas em cerca de 200 apresentações por toda a cidade.

Companhia Marias da Graça


Com o tema “Imagine Circo em Todo Canto da Cidade”, o Festival levará espetáculos circenses para cerca de 60 diferentes espaços e territórios, incluindo parques, teatros e as comunidades pacificadas. A programação desta edição do Festival conta com artistas de diferentes regiões brasileiras e de países como Israel, República Tcheca, Holanda, Espanha, Argentina, Colômbia, Portugal, Bélgica, Inglaterra, França, Itália, Peru e Chile.

Companhia Afrocirco


O evento trará espetáculos que demostram a atualização e evolução das artes do circo em todo o mundo. São montagens que evidenciam novas possibilidades narrativas para o espetáculo circense, e que criam relações inovadoras entre os artistas e técnicas clássicas como as acrobacias em trampolim, lira, trapézio, corda, báscula, entre outras técnicas.

Companhia Circondríacos


Festiclown Favela

O Festiclown Favela é uma parceria entre a curadoria do Festival e a organização Pallasos en Rebeldía, que criou e tem realizado o Festival Internacional de Clown – FestiClown em países que sofrem com guerras e violência, como a Palestina, o México e o Líbano. O Pallasos en Rebeldía utiliza o Clown como ferramenta de inclusão sociocultural e de mediação em conflitos, e este ano integrará um espaço de solidariedade internacional. Como no projeto original, o FestiClown Favela terá como identidade esse mesmo espírito alternativo e solidário. A programação contém apresentações de sketchs, números, espetáculos, cortejos e oficinas de clown que acontecerão na Biblioteca Parque da Rocinha e nas ruas da comunidade.

Papo de Circo


Papo de Circo é um seminário que vai debater temas relacionados ao mundo do picadeiro. Os convidados são diretores e artistas internacionais do meio, que trocarão uma ideia com público sobre diversos temas. Alguns dos nomes confirmados são: Ivan Kralj, do Festival Novog Cirkusa (Zagreb, Croácia), Yohann Floch, do Fresh Arts Coalition Europe, Celine Verkest (MiramirO), Adan Sandoval (Festival Pisteurs d´Etoiles) e Sarka Marsikova (Cirqueon), Kelly Gail (Acapta), Wezi Mhura (Diretor do Iron-Oxide, Coordenador de Articulação de Edinburgh, Escócia, Reino Unido). O Papo de Circo acontece entre os dias 12 e 16 de maio, sempre das 13h às 17h na Lona da Escola Nacional de Circo (ENC) na Praça da Bandeira.

Confira todos as datas, locais e horários acessando o site do 2º Festival Internacional de Circo.