segunda-feira, maio 28, 2012

A Nobat, banda belo-horizontina liderada por Luan Nobat, lançará no próximo dia 21/06 a versão física de seu primeiro álbum, "Disco Arranhado", produzido por Eduardo Curi. Com referências como Franz Ferdinand, The Strokes, Arctic Monkeys, Queens Of The Stone Age, Yeah Yeah Yeahs e vários outras bandas do cenário indie dos anos '00, a banda reúne composições de características peculiares: "ao mesmo tempo em que tece abstrações e considerações sobre a situação humana ou sobre questões universais, sua música nos atinge com uma dose excessiva de realidade, marcadas por um ritmo pulsante, guitarras eletrizantes e por um vocal enérgico e agressivo."

Com a participação de Sérgio Ribeiro (baixo), Thiago Fernandes (bateria) e Eduardo Curi (guitarra), Nobat realiza o lançamento da bolacha de "Disco Arranhado" na Sala Juvenal Dias, no Palácio das Artes. A direção artística da apresentação ficou por conta de Munish Satya.



Para maiores informações sobre a banda (e baixar o disco, disponível para download), bastar acessar http://nobat.bandcamp.com/ ou http://nobat.tnb.art.br/

Publicado em segunda-feira, maio 28, 2012 por Kayo Medeiros

Curtiu? Comente!

segunda-feira, maio 21, 2012


O 7º Festival Cine Favela de Cinema, um dos maiores festivais de cinema periférico do mundo, tem suas inscrições para seleção abertas até 31 de agosto. O evento, que acontece entre os dias 20 de outubro e 12 de novembro, estará presente em quatro comunidades da cidade de São Paulo – Paraisópolis, Heliópolis, Capão Redondo e Cidade Tiradentes. 




Realizado pela Associação CINE FAVELA e pelo SESC-SP, com produção da MUK, em suas seis edições ininterruptas, já exibiu mais de 400 títulos, beneficiou 300 jovens com suas oficinas de cinema e atraiu mais de 50.000 pessoas em suas atividades, transformando-se, assim, em um dos maiores Festivais de Cinema Periférico do mundo.

O tema é livre e são aceitos filmes de todos os gêneros e formatos, finalizados a partir de 2010 e com duração máxima de 90 minutos. As inscrições são gratuitas e estão abertas a obras de todas as nacionalidades, desde que tenham sido realizadas por ONGs, associações, coletivos artísticos, periferias ou produtores independentes ou periféricos.

Uma equipe de profissionais do audiovisual será responsável pela seleção dos filmes que irão concorrer na mostra competitiva. Para o caso de filmes estrangeiros selecionados, o festival se responsabilizará pelas legendas.

Caberá ao júri popular a escolha do vencedor do título de Melhor Filme, que será premiado com um troféu e R$ 3 mil.

A programação completa será divulgada em setembro, e você pode obter mais informações no site oficial do festival.

Publicado em segunda-feira, maio 21, 2012 por Kayo Medeiros

Curtiu? Comente!

quinta-feira, maio 17, 2012

A Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte chega a sua quarta edição, levando ao Teatro Carlos Gomes um espaço para a divulgação de diferentes manifestações artísticas de grupos e organizações que atuam com foco na transformação social, além de criar momentos de intercâmbio e reflexão. A mostra, que ocorre entre 21 e 24 de maio, terá pela primeira vez um evento especial de abertura, realizado no domingo, dia 20 de maio de 10h às 18h, na Praça Tiradentes, com a presença de alguns dos grupos participantes e oficinas especiais abertas para o público presente.




O evento, que acontece a cada dois anos, reunirá durante três dias de apresentações gratuitas no Teatro Carlos Gomes cerca de 350 jovens artistas provenientes de 20 cidades e 12 estados de todas as regiões do país, que trazem espetáculos de música, dança, poesia, teatro e circo. Realizado pelo Centro de Estudos de Políticas Públicas (CEPP), o evento oferece condições técnicas e infra-estrutura para que grupos participantes possam se apresentar em palcos preparados para recebê-los com qualidade profissional.




“Além dos espetáculos, onde podem ser vistos trabalhos artísticos de excelência, a Mostra Brasil vem se configurando como um espaço inovador de encontros e trocas que potencializam a atuação desses grupos."


"Para os jovens é uma oportunidade única de estar com o outro, identificar diferenças e semelhanças e vivenciar outras formas de expressão da arte. Não menos importante é o processo de pré-produção da Mostra Brasil, em que se estabelece um dialogo qualificado com os responsáveis pelos grupos selecionados que envolve tanto a preparação dos espetáculos como a organização dos espaços de intercâmbios”, ressalta Angela Nogueira, coordenadora do Programa Juventude Transformando com Arte e da Mostra Brasil.


Esta edição traz como tema norteador Cultura para Sociedades Sustentáveis e Solidárias. Alinhada às preocupações com o modelo de desenvolvimento e sociedade que a cidade do Rio de Janeiro, como sede da Rio +20, debaterá durante a conferência, a Mostra Brasil foca nas contribuições que as culturas e ações culturais de juventudes em seus territórios trazem para esse debate.


Desde a sua primeira edição em 2006, a Mostra Brasil se encerra com a integração das diversas identidades brasileiras na construção de um diálogo entre as diferentes linguagens artísticas: circo, poesia, canto, música e dança atravessam o palco com harmonia e vibração.

Abaixo, você confere a programação completa da Mostra:




Para mais informações, acesse: 
http://4mostrabrasil.blogspot.com.br

Publicado em quinta-feira, maio 17, 2012 por Kayo Medeiros

Curtiu? Comente!

quarta-feira, maio 16, 2012


Por Kayo Medeiros


“CrowdFunding? Oi?”

Você tem uma banda, quer filmar aquele roteiro incrível ou está com o seu livro prontinho pra ser impresso. O problema, como sempre, é a grana. E agora? Agora você joga as mãos pro alto e agradece pela existência do Crowdfunding, modelo de patrocínio que vem ganhando destaque nos últimos anos.

O próprio modelo de Crowdfunding não é exatamente a última novidade. O conceito de financiamento colaborativo é algo existente já há muitos anos. Iniciativas mais conhecidas como o LiveAid, ou mesmo o bons (bons?) e velhos Teleton e Criança Esperança partem desta mesma premissa. Ainda assim, o mercado de “patrocínio coletivo” vem apresentando várias novidades interessantes, aproveitando principalmente o talento da web para agregar interessados.




Pra que isso serve?

O crowdfunding que nos interessa é mais raiz, mais moleque, que faz do pequeno colaborador uma parte importantíssima de um projeto maior. Desde 2006 (quando o termo “crowdfunding” foi utilizado pela primeira vez), uma série de plataformas online vêm oferecendo seus serviços de mediador entre o autor do projeto a ser financiado e financiadores. O objetivo é possibilitar que as pessoas interessadas em ver uma determinada ideia acontecer possam colaborar para isso. Aos poucos, com apoio financeiro ou intelectual disponibilizado através das plataformas, os projetos vão tomando forma. E esses projetos podem ser basicamente sobre qualquer coisa, de um evento cultural até o desenvolvimento de uma nova forma de energia sustentável.

E como funciona?

Bom, isso depende. Depende do site que você escolheu para “hospedar” o seu projeto. O formato pipoca pelo mundo inteiro, e aqui no Brasil já temos sites como o Benfeitoria, Catarse, Queremos, entre muitos outros. Alguns são focados em um tipo específico de projetos, como o Queremos, especializado em arrecadar o financiamento necessário levar shows de artistas estrangeiros para uma determinada localidade.

Normalmente, funciona assim: o autor do projeto apresenta a ideia à plataforma, e informa quanto deseja arrecadar. Depois dos detalhes acertados e a publicação do projeto no site, o autor só precisa divulgar o pedido de arrecadação para seus amigos, conhecidos, fãs, etc.

Resumo: um pouco de dinheiro X vários colaboradores = Realização do Projeto


Se o projeto alcançar o valor total desejado (ou mais) dentro do prazo limite pra arrecadação, o dinheiro é encaminhado para o autor do projeto e os contribuintes recebem uma recompensa, de acordo com o valor doado. Estas recompensas variam dependendo do valor e do tipo de projeto. Pode ser o seu nome nos agradecimentos de um livro, uma cópia de um disco que será lançado, ou mesmo ingressos para ir ao cinema assistir um filme quando este for lançado.

Existem também algumas diferenças sobre o que ocorre quando a meta não é atingida, variando de plataforma para plataforma. Por isso, se você é doador ou quer apresentar um projeto, é importante ler a regras do site, ok?

[Nota do Editor]


Fiquem ligados para as partes 2 e 3 desse artigo, que vão ser postadas ao longo da semana!


[/Nota do Editor]

Publicado em quarta-feira, maio 16, 2012 por Kayo Medeiros

Curtiu? Comente!

terça-feira, maio 15, 2012



Uma boa opção de programa para esta terça-feira (15/05) é o show de lançamento do disco A toada vem é pelo vento, de Luiza Brina e O Liquidificador. A cantora e compositora mineira – que vive no Rio de Janeiro há três anos – mostra no Centro Cultural Carioca um som repleto de influências regionais. Depois de lançar A toada... em doze cidades na Europa (passando por Portugal, Espanha, França, Alemanha e Holanda), é a vez da cidade maravilhosa receber o disco.



A toada vem é pelo vento traz oito belas canções. O álbum esbanja referências a ritmos brasileiros, o que faz com que captemos rapidamente o compromisso de Luiza com a difusão da genuína nacionalidade musical. Sem refrãos grudentos ou fórmulas radiofônicas, A toada... se apresenta como um disco direcionado ao ouvinte que busca uma música popular cujo foco parece estar na pesquisa.




A audição do primeiro disco de Luiza Brina e O Liquidificador nos provoca uma boa expectativa em relação ao que presenciar ao vivo; o harmonioso violão, a voz suave de Luiza e a precisão percussiva dos ritmos ali explorados pela banda O Liquidificador... Tem tudo para ser um belíssimo espetáculo!

Confira vídeos e o disco completo em www.luizabrina.com

Serviço:
Show de Lançamento do disco "A Toada Vem É Pelo Vento", de Luiza Brina e O
Liquidificador
Terça, 15 de maio de 2012 - 21h00
Centro Cultural Carioca - Rua do Teatro, 37 - Centro - Rio de Janeiro (RJ)

Publicado em terça-feira, maio 15, 2012 por Kayo Medeiros

Curtiu? Comente!

terça-feira, maio 08, 2012

Na próxima sexta feira, dia 11 de maio, acontece a edição 2012 do Retorno, espetáculo que mistura arquitetura cênica, artes cênicas e visuais, mágica e música. O evento tem produção de Renato Borges e Holokinesis (falaremos mais deles em breve), e reunirá cerca de 20 artistas no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ.

Segundo o coletivo, na performance, as fronteiras entre as artes se apagam, apresentando um universo inteiro para a plateia. Todos os detalhes e aspectos, por menores que sejam, foram pensados e trabalhados para possibilitar a total imersão do público em um outro ambiente. 

"Herdados da mágica, o inesperado e o truque fazem com que os eventos na peça surjam dos lugares mais diversos, objetos sejam aproveitados de maneiras inusitadas, personagens virem equipe de apoio. Isso também colabora para que a plateia não limite sua atenção ao palco, aos artistas e aos objetos de uma maneira tradicional. Os limites entre o real e o ilusório são borrados e é deixada para a plateia a escolha de o que realmente se passa."

Sinopse

As infinitas inquietudes da alma. É quando um homem se vê lançado à profundidade de seu próprio caminhar. Suas decisões geram caminhos que, por sua vez, geram dilemas e incertezas. Há de encontrar um teto, há de reparar o mundo de possibilidades. Ao se deparar com a própria liberdade aprisionada pelo tempo, se deixa envolver pelos fenômenos que lhe são externos, para que não houvesse qualquer escolha. Logo de início, percebe ter encontrado alguma lógica, algum sentido. Mas, nesse círculo, nem tudo é o que parece ser.


Serviço:
Data: 11/05/2012 - 19h30
Salão Leopoldo Miguez (Capacidade Máxima: 200 pessoas)
Escola de Música da UFRJ (Rua do Passeio, 98 - Lapa - Rio de Janeiro - RJ)



Publicado em terça-feira, maio 08, 2012 por Kayo Medeiros

Curtiu? Comente!

quinta-feira, maio 03, 2012

No próximo dia 15 de maio, o projeto Terças Parabólicas do Centro Cultural Carioca receberá a cantora e compositora Luiza Brina, para o lançamento de seu primeiro disco. O evento contará com o show da cantora junto à banda O Liquidificador, que acompanha Luiza em seus shows e que participou também da gravação do álbum "A Toada Vem É Pelo Vento".



"(...) 101 anos após a chegada dos primeiros liquidificadores aos lares norte-americanos; desajeitados copos munidos de perigosas hélices acopladas em imensos monstros no formato de motor, cuja única função era fazer milkshake's, chega ao Rio de Janeiro A Toada Vem é Pelo Vento, primeiro álbum de Luiza Brina e O Liquidificador.


A metáfora musical do liquidificador, como objeto-estético da mistura, é, em Luiza, uma meta-metáfora. Ou seja, Luiza é meta-liquidificador. E... Penso daqui, como o desajeitamento pode ser a transfiguração do espetáculo. Talvez, numa época de transbordamento da informação, o esvaziamento e a reconexão com as questões íntimas de nossas naturezas artísticas só se deem através de um desajeitamento da vida. Uma forma de olhar pra ela e pra tudo de um parapeito completamente inseguro.



Canções são revelações muito profundas sobre as dimensões humanas. E dimensões humanas são vastos parapeitos de onde o equilíbrio pode ser apenas uma forma de olhar. "


O Liquidificador é:

Analu, Christiano de Souza e Flora Lopes nas percussões
Larissa Mattos no violoncelo
Ana Estrela, João Paulo Prazeres, Thais Montanari e Maria Raquel Dias no quarteto de sopros

E o show contará com as participações especiais de:
Karina Neves
Malu Nunes
Julia Neves
Pedro Carneiro
César Lacerda

Para baixar o disco e chegar no show cantando todas as músicas: www.luizabrina.com

Serviço:
Show de Lançamento do disco "A Toada Vem É Pelo Vento", de Luiza Brina e O Liquidificador
Terça, 15 de maio de 2012 - 21h00
Centro Cultural Carioca - Rua do Teatro, 37 - Centro - Rio de Janeiro (RJ)

Publicado em quinta-feira, maio 03, 2012 por Kayo Medeiros

Curtiu? Comente!