domingo, abril 29, 2012

No próximo dia 6 de maio, a partir das 10h, acontece a 1ª Tomada Cultura de Niterói (RJ), evento que comemora um ano de existência da Sinfônica Ambulante. O festival levará ao Parque Prefeito Ferraz (popularmente conhecido como Campo de São Bento) manifestações culturais de música, poesia, dança, teatro, e o que mais o público desejar. Abaixo estão as informações.

"A Sinfônica Ambulante está completando um ano! Um ano fazendo arte de livre acesso para quem quiser ouvir, um ano desconstruindo a ideia de que existe o artista e existe o público, um ano mostrando que arte pode vir de todos, é aquela coceirinha que cada um tem dentro de si e arranja seu próprio jeito de coçar, é o conto da avó, a pintura do amigo, o palhaço do vizinho.


E a melhor forma que essa galera arrumou de comemorar foi juntar um grupo ainda maior de artistas-de-todo-dia para uma grande bagunça! No dia 6 de Maio tomaremos o Campo de São Bento, em Niterói com manifestações de música, dança, teatro, poesia, malabarismo e tudo mais que chegar, não tenham medos nem vergonhas, a festa está aberta para todos. Chegue, cante, dança, brinque, pule ou só olhe, o que vale é estar lá!

Viva a arte na rua de livre acesso!"



Publicado em domingo, abril 29, 2012 por Kayo Medeiros

Curtiu? Comente!


Por Luciano Freitas

Há quem diga que a música vem perdendo o seu valor com o passar das décadas e que já não se ouve bons compositores de música popular desde o auge de Chico Buarque. Conversa. Basta esquecer um pouco a grande mídia e mirar os ouvidos para outras fontes (a internet, por exemplo) para concluirmos que essa “perda de valor” – se é que podemos chamar assim – está mais relacionada à difusão musical que a produção em si.

Foto: Rogério Von Krüger
Na estreia desta coluna aqui no Chama Alternativa, eu não poderia deixar de expor este que, apesar de nunca ter se apresentado no Domingão do Faustão (graças a Deus), é um dos compositores mais completos de minha geração: Vinicius Castro.

Com letras, harmonias e arranjos muito bem sacados e trabalhados, Vinicius mostra que a “desconstrução musical” que muitos se referem em tempos modernos é coisa do mainstream. Seu primeiro CD, o eclético Jogo de Palavras (2010, Independente), pode ser considerado apenas uma pequena amostra do que o músico e compositor é capaz de fazer. É que a genialidade de Vinicius só pode ser conferida por completa somando todos os seus demais projetos musicais, que são a banda Cria, que tem como proposta a música infantil – área na qual Vinicius já atuou, com o lançamento do livro O Sapo Distraído, pela editora Multifoco; o projeto Som na Sala, que em parceria com o cineasta Daniel Terra tem o objetivo de gravar videoclipes mensais, sempre com um convidado diferente; além de suas composições para trilha sonora de peças teatrais e curtas-metragens.


Foto: Rogério Von Grüger
Depois de ouvir tudo o que ele já produziu, é bem capaz da frase “mas como é que esse rapaz ainda não estourou?” vir à mente. Mas há uma resposta para tal questionamento: é que isso ocorre na maioria dos casos em que a sinceridade musical fala mais alto. Mais vale ser uma pedra repleta de qualidades que um simples “meteoro da paixão”. Entende?

O vasto trabalho de Vinicius Castro pode ser conferido em www.viniciuscastro.com.br. Os videoclipes do projeto Som na Sala podem ser assistidos em www.youtube.com/somnasala.

Confira “Sem Arestas”, composição e arranjo de Vinicius Castro com participação da carismática atriz Julia Bernat. Um show de interpretação de ambos!

Publicado em domingo, abril 29, 2012 por Kayo Medeiros

1 Comentário